7 Instrumentos para você aprender

Aprender um dos diversos instrumentos é sempre uma vontade de todos, sabemos o quanto as pessoas gostam de ouvir uma música ao vivo, e aprender é quase um sonho coletivo!

Aqui iremos dar dicas de instrumentos que você pode estar começando a aprender para que futuramente possa surpreender seus amigos e sua família!

Confira agora 7 instrumentos para você aprender!

1º – Flauta é um dos melhores instrumentos para iniciantes

Sem dúvidas a flauta é um dos melhores instrumentos para quem nunca teve contato com a música, dessa forma, em escolas de música para crianças, o primeiro instrumento que os professores oferecem as crianças é a flauta!

Ela é quem faz com que você dê os primeiros passos na música, portanto, se quer aprender algo fácil e prático e essencial, compre uma flauta!

2º –  Gaita

A gaita é um instrumento não muito popular, assim, usada para tocar blues, ela além de portátil é um instrumento com uma sonoridade única e que impressiona todos!

Todos nós queríamos saber tocar uma gaita, acompanhada de um violão, porém, sabemos que não é bem assim! Assim como todo instrumento, a gaita merece dedicação e foco para aprender, se você gosta de Rock e Blues é uma boa opção para você!

3º – Violão o mais popular dos instrumentos

O violão além de completo, é um instrumento muito bonito, é nele que aprendemos a cantar, a tocar nossas músicas favoritas, a fazer os primeiros solos e hifs, portanto, se você quer um instrumento no qual jamais irá abandonar pelo resto de sua vida, o violão é a melhor escolha!

Existem diversas marcas de violão, porém, existem 3 tipos de violão! Sendo eles:

  • Violão Popular – 6 cordas
  • Clássico – 7 cordas
  • Violão de 12 cordas!

O mais indicado a se começar é o violão popular, porém, nada impede de você começar pelos outros dois, o violão 12 cordas é um tanto complicado porque ele contém em sua formação, 2 cordas bem juntas que formam 1 som, basicamente o violão de 12 cordas é um “primo” da Viola Caipira!

4º – Viola Caipira

Apesar de não ser um instrumento brasileiro, a viola caipira se tornou um símbolo do Brasil, nela você pode aprender não somente o clássico sertanejo raiz, mas, também tocar outros estilos, nada impede!

A viola é um instrumento de som único, que faz com que o folclore seja muito forte a quem está nesse meio musical, há histórias de pessoas que dizem que para o violeiro começar a tocar bem, “ ele tem que passar a mão na cobra mais venenosa”, outros “fazem pacto com o coisa ruim” e assim vai as lendas atravessando gerações!

Mas, sabemos que isso tudo são somente lendas e contos populares, até porque, se você tem dedicação, vontade de aprender e é responsável, você com certeza irá tocar viola igual qualquer pessoa!

5º – Guitarra é um dos instrumentos mais reverenciados da população

A guitarra é sem dúvida um dos instrumentos mais “agressivos” da música, sabemos o quanto é atraente ouvir um som de guitarra, ver suas distorções!

Há músicos que fazem literalmente a guitarra chorar, gritar, é um instrumento bastante representativo, seus solos parecem alguém querendo conversar!

De primeiro momento quando você pega uma guitarra pela primeira vez, você leva um susto pelo “peso” da guitarra, por ser um instrumento totalmente elétrico, a guitarra tem um peso muito superior à do que um violão!

Porém você acostuma com o peso!

6º – Bateria

A bateria é o coração de toda banda, porém, a responsabilidade do baterista dentro de uma banda é enorme, contudo, as pessoas nem imaginam o quanto a bateria é essencial a uma banda!

O ponto negativo da bateria, é o barulho muito alto o que pode fazer com que seus vizinhos se estressem contigo e o outro ponto negativo é que toda vez que você for tocar você deverá montar e desmontar a bateria sempre!

Porém, os pontos negativos são vários, coordenação motora, ser o cabeça do instrumental da banda, entre tantos outros privilégios que a bateria proporciona!

7º – Baixo

O baixo é um instrumento fundamental dentro de uma banda, seu grave é singular, além de ser um instrumento potente, esse instrumento tem a total função de fazer a ligação dos outros instrumentos!

É ele quem faz a harmonização da banda, é quem dá o balanço, os efeitos e enfeites, dessa forma, comece a ouvir uma música e prestar somente a atenção no baixo, irá perceber o quanto o baixo trabalha intensamente dentro de uma música, ele vai costurando com sua melodia, fazendo a harmonização de toda a música!

Todos esses instrumentos não são impossíveis de aprender, basta você ter vontade de aprender, foco e dedicação!